Pesquisar este blog
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Dark avengers
SPOILERS!
A Secret Invasion acabou. Não aqui, é claro, só lá nos Eua e no torrent mais próximo de você. Apesar de terem vencido os skrulls, os heróis Marvel agora se encontram numa situação inusitada. Tony Pinga tomou na tarraqueta, perdeu toda a moral que tinha, enquanto Norman Osborn é visto como o salvador da humanidade e agora é provavelmente o sujeito mais influente do planeta.
Essa inversão de papéis mergulhou o Universo Marvel no chamado "Dark Reign" (algo como "Reinado das Trevas"), que é uma saga diferente, que não tem mini-série própria, mas acontece simultaneamente em várias revistas. A única revista nova é justamente Dark Avengers, desenhada pelo brasileiro Mike Deodato Jr., que mostra a nova equipe oficial de Vingadores organizada e liderada por Norman Osborn.
A formação da equipe tem membros conhecidos e novatos: Iron Patriot (uma mistura de Homem de Ferro e Capitão América), Homem-Aranha, Wolverine, Sentry, Ares, Gavião Arqueiro, Miss Marvel e Capitão Marvel (Noh-Varr). Ou pelo menos isso é o que as pessoas comuns do Universo Marvel pensam.
Na verdade, Norman Osborn modificou uma armadura do Homem de Ferro e se tornou o Iron Patriot. Homem-Aranha não é Peter Parker, é o Venom. Gavião Arqueiro não é Clint Barton, é o Mercenário. Miss Marvel não é Carol Danvers, é a Rocha Lunar. E Wolverine não é o Logan, é seu filho Daken (pois é, essa do Wolverine ter filho é novidade pra mim também. Agradeçam ao roteirista Daniel Way e sua retconizada violenta no personagem em Wolverine: Origins).
Para Brian Michael Bendis, a idéia central por trás de Dark Reign e de Dark Avengers é que "todo mundo é o herói de sua própria história", inclusive Norman Osborn. Segundo ele, o personagem nunca se viu como um vilão, apenas tinha um ponto de vista diferente e agora possui a chance de demonstrar a sua visão de um mundo melhor. O autor inclusive brinca com o pensamento de que Osborn possa estar certo:
E talvez eles sejam melhores! Talvez o filho do Wolverine seja um Wolverine melhor e mais jovem. Talvez o Venom realmente seja melhor que o Homem-Aranha se estiver sob controle. Talvez eles consigam realizar mais coisas porque eles não enfrentam as mesmas pilhas de neuroses e dilemas morais que os nossos "heróis". Talvez eles sejam Vingadores mais eficientes.
Bendis explica que não é necessariamente isso o que vai acontecer, apenas que esse é o tipo de questão que ele deseja levantar:
Eu acho que essa é uma grande oportunidade de discutir o rótulo de herói e vilão na sociedade moderna. Temos ouvido nos últimos 20 anos que não podemos mais ter heróis. Nós os criamos e os destruímos. Isso é causado por nossa sociedade? Ou é algo mais?
Outra novidade é que Dark Reign não é o caso do vilão se fazendo de santinho. Segundo Bendis, "ele não está escondendo que é um FDP. Todo mundo sabe que ele é um FDP". A diferença, nesse caso, é que em determinados momentos as pessoas querem ser lideradas por alguém assim.
Uma equipe formada por vilões comandada por Osborn é compreensível, mas o que explica a participação de heróis como o Sentry e Ares, que já foram membros de outras equipes dos Vingadores?
Na primeira edição, o Sentry diz que continua com os Vingadores porque é ali que ele mora, o que obviamente é uma tentativa de ocultar a sua real motivação. Sobre isso, Bendis diz apenas que há um acordo secreto entre o herói e Osborn, que ele prefere não revelar ainda, mas que será assunto das próximas edições.
Já a participação de Ares tem uma razão bem mais simples, segundo o careca:
Ares é um deus. Não importa o que você ache das maldades que Norman já fez, elas não são nadas comparadas com o que Zeus já fez. Zeus é um FDP! Ares está acostumado com Zeus, Norman não é nada! Normal é divertido! Na verdade, o pensamento de Ares é que essa é uma época para guerreiros e esses são os guerreiros que venceram. Então, pra ele, esse é o grupo no qual ele tem orgulho de estar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário